segunda-feira, 23 de julho de 2012

Igreja Nossa Senhora do Rosário


A Irmandade de Nossa Senhora dos Homens Pretos foi constituída no início do século XVIII, no altar da Igreja Matriz consagrado à Virgem do Rosário.

Uma capela foi construída pela Irmandade entre os anos 1700 e 1705, mas precisou ser reedificada para evitar o desabamento.

A reconstrução da capela começou aproximadamente em 1862, com poucos recursos financeiros, até que 20 munícipes fizeram associação com a Irmandade para auxiliarem nas obras.

A igreja já tomava a forma atual em 1879, quando as reformas estavam adiantadas, até que foram finalizadas em 1882.

A Paróquia de Nossa Senhora do Rosário foi criada em 7 de janeiro de 1925, por determinação do bispo de Taubaté, Dom Epaminondas Nunes de Ávila e Silva, e como 1º pároco, o padre Evaristo Campista César.

A paróquia conhecida como Igreja do Rosário, passou por algumas reformas que não mudaram o padrão arquitetônico colonial paulista, marcado por linhas sóbrias e harmoniosas das construções sacras. O interior da igreja possui o estilo denominado como Barroco Paulista.

A praça em frente a paróquia recebeu posteriormente o nome “Praça Barão do Rio Branco”, mas ainda é conhecida com o nome original “Largo do Rosário”.

Curiosidade - Jacques Félix chegou com parentes, amigos e conhecidos. Durante o processo de colonização, passaram pela região cerca de 60 mil negros. Por isso surgiu a Igreja do Rosário, a Antiga Capela dos Homens Pretos - local de oração e espiritualidade dos escravos. A igreja do Rosário de Taubaté é de taipa-de-pilão e tem sido estudada por pesquisadores da arquitetura sacra tradicional. É a segunda paróquia criada em Taubaté.

Festa da Nossa Senhora do Rosário: 7 de outubro



Uma photo que fiz inspirada por outra antiga que achei no Blog Taubaté em Imagens e logo abaixo a original. Obs: o modelo da photo é o Marcelo, rs


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alma de Mulher

Nada mais contraditório   que ser mulher... Mulher que pensa com o coração,  age pela emoção e vence pelo amor.  Que vive milhões de emoções...